terça-feira, 22 de março de 2011

Doe sangue

O Diretório Universitário de Cinema e Animação, aproveitando o início das aulas e o tradicional trote aos novos alunos da Ufpel está organizando o Trote solidário dos cursos de cinema!

O Hemocentro da cidade está necessitando urgentemente de doações de sangue e o DUCA, em contato com o Hemopel, agendará vans que buscarão os alunos interessados em fazer a doação no IAD, levando-os e os trazendo de volta ao prédio. O aluno que quiser também poderá efetuar no hemocentro o cadastro de medula óssea.

Quem deseja doar, porém ainda não deu seu nome aos integrantes do DUCA, pode fazê-lo por e-mail (ducaufpel@gmail.com).

O Diretório voltará nas turmas nos próximos dias para confirmar dias e horários em que as vans estarão agendadas para o curso.

As informações abaixo estão disponíveis no endereço http://www.hemocentro.rs.gov.br/hmc3.php?id=oqueepreciso e são recomendações e restrições ao doador:

O que é preciso para doar
·                     Estar em boas condições de saúde
·                     Levar documento oficial de identidade com foto
·                     Ter entre 18 e 65 anos 11 meses e 29 dias
·                     Pesar 50 Kg ou mais
·                     Alimentar-se bem, porém sem alimentação gordurosa
·                     Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação
·                     Não ter fumado nas 2h anteriores à doação
·                     Não ter tomado antibiótico nos últimos dias antes da doação
·                     Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores à doação
Impedimentos Temporários
·                     Gripe ou febre
·                     Gravidez
·                     90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana
·                     Tatuagem ou acumpuntura nos últimos 12 meses
·                     Exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas)
Impedimentos Definitivos
·                     Doença de Chagas ou Malária
·                     Hepatite após os 10 anos de idade
·                     Ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV
·                     Uso de drogas injetáveis

Alunos e professores já estão aderindo a campanha! Doe sangue também!

Contato do Hemopel: (53) 3222 3002
Siga o Hemopel no Twitter http://twitter.com/#!/hemopelotas

sexta-feira, 18 de março de 2011

Cinecluble Zero 3 realiza seleção de curtas


Entrando no seu segundo ano de exibições e discussões de filmes, o Cineclube Zero 3, fruto de um projeto de extensão de alunos do curso de Cinema da UFPel, abrirá novamente as portas no mês de Abril.

Neste ano o Cineclube contará com uma novidade: como forma de incentivar a produção de qualidade dos alunos, o Zero 3 realizará uma seleção de curtas que serão exibidos sempre na ultima sessão do mês.

Qualquer aluno poderá inscrever seu curta, basta entregá-lo no Colegiado de Cinema (IAD, sala 301) até o dia 25 de abril. A seleção será feita por professores convidados.

Está aí mais uma oportunidade de exibição de seu trabalho para o público! Inscreva-se!

Saiba mais sobre o projeto: http://iad.ufpel.edu.br/cineclube/

Dúvidas: zero3cineclube@gmail.com Ou com os organizadores do cineclube

quinta-feira, 10 de março de 2011

Recepção animada para os alunos dos Cursos de Cinema

Com o início do ano letivo na UFPel no dia 10 de março, professores do colegiado de Cinema e o Diretório Acadêmico de Cinema e Animação - DUCA - prepararam eventos de recepção para os alunos que estão começando ou retornando às aulas.

- Quinta-feira, 10 de Março

Nesta quinta, às 19h, os professores, juntamente com os membros integrantes do DUCA, estarão recebendo os estudantes no auditório do IAD para um Aulão de integração.

Além de uma recepção inicial para os Bixos de 2011, serão apresentados os cursos e os professores juntamente com o alunos integrantes do Cineclube ZERO3, que falarão do projeto. O DUCA se apresentará oficialmente para os alunos, falando sobre os projetos para o ano, sobre a cidade e a UFPel e ainda serão exibidos alguns curtas-metragens, fruto de trabalhos de alunos dos demais semestres.

- Sexta-feira, 11 de Março

Os alunos dos cursos de Cinema da UFPel serão recebidos neste início de ano letivo  com mais um evento:  a exibição  de dois filmes que introduzem o espectador no universo audiovisual. O primeiro é o documentário canadense Processo Criativo: Norman McLaren e o segundo é a  ficção brasileira Celeste & Estrela. O programa tem como foco principal os alunos que estão ingressando na universidade, mas é aberto à comunidade em geral, pois são produções que dialogam com todo tipo de público. Os filmes serão exibidos em formato DVD e contarão com a apresentação dos professores dos cursos.


Processo Criativo: Norman McLaren (The Creative Process, Canadá, 1990, 52min), de Donald McWilliams mostra  o processo de trabalho do o pai da animação canadense, que é considerado o maior cineasta experimental de todos os tempos e o “gênio da animação”.

Celeste & Estrela (Brasil, 2005, 96min), de Betse de Paula, é uma comédia que tem como cenário Brasília e como tema o próprio cinema. Celeste, vivida pela premiada atriz Dira Paes, é uma realizadora de curtas que tenta dirigir seu primeiro longa-metragem. As dificuldades para conseguir recursos para a produção, contadas com muito humor, geram de imediato uma identificação com todos aqueles que sonham em fazer cinema.

O que: Recepção Animada
Quando:  11 de março, sexta-feira, 19h
Onde:
Auditório do Instituto de Artes  (IAD) – UFPel (Alberto Rosa, 62)
Evento gratuito.



ATENÇÃO: o DUCA gostaria de lembrar aos alunos que nestes dois dias não haverá aula em nenhum turno, pois estes estão reservados somente aos eventos de recepção.


Um ótimo início de aulas a todos!